Começa nesta quinta-feira (08.04) os eventos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO-Itinerante) deste ano. Os primeiros municípios a serem beneficiados serão Matupá e Sorriso. O objetivo desta ação é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste. Além disso, o FCO Itinerante tem como função levar mais informações sobre os financiamentos e as baixas taxas de juros para os empresários.
Em Matupá, a reunião acontece na Câmara Municipal, a partir das 19h30. Já em Sorriso, a reunião será na sexta-feira (9), também a partir das 19h30. O evento ocorre no auditório "Gente que Faz", da Associação Comercial e Empresarial. Os participantes vão ter informações sobre o que é o FCO, como tornar o banco parceiro do seu projeto, como fazer o financiamento e também terão um tempo para tirar as dúvidas.
O projeto beneficia os segmentos agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviço. "O FCO é o tipo de financiamento mais viável para micro, pequenas, médias e grandes empresas que desejam investir em Mato Grosso", diz o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf. Os recursos do FCO são destinados a financiar empresas e produtores rurais com longos prazos de pagamento (até 20 anos) e baixas taxas de juros que variam entre 5% e 10% ao ano.
Ainda de acordo com o secretário Nadaf, no ano passado, 2.300 pessoas tiveram acesso às informações sobre o FCO. Ao todo, em 2009, foram disponibilizados R$ 758.212 milhões para os empreendedores. A expectativa para este ano é muito maior já que a estratégia é a apresentação em cidades polos. Com isso há a oportunidade dos empresários dos municípios vizinhos participarem dos eventos.
O FCO é organizado pelo Ministério da Integração Nacional, Conselho Deliberativo (Condel/FCO), Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), MT Regional, Superintendência do Banco do Brasil (agente financeiro), Sicredi, Sebrae/MT, em parceria com as prefeituras.