O índice de contas atrasadas retiradas do sistema Crediconsult/Serasa (de proteção ao crédito) aumentou em março quando comparado com fevereiro. Foram 768 regularizações contra 581. Significa que mais pessoas pagaram o que deviam e restabeleceram o crédito no comércio. Os dados são da Associação Comercial e Empresarial (Aces) e foram contabilizados entre os dias 28 de fevereiro a 27 de março. Em janeiro, as regularizações somaram 568.
Só Notícias apurou que nas inclusões (quando o devedor não pagou na data correta e teve seu nome inserido na lista negra do crédito) os números apresentam pequena variação. No mês passado foram 625 contas atrasadas inseridas no sistema. Em fevereiro, houve quatro a mais: 629.
No histórico, janeiro tem o menor número: 503 inclusões. A quantidade de inclusões não corresponde ao número de pessoas mas sim ao de contas não pagas, já que o mesmo consumidor pode estar devendo em lojas distintas.
No mês, as empresas fizeram pouco mais de 5 mil. Somente ao sistema Serasa, foram cerca de 1,7 mil; ao pendências financeiras (Pefin) foram 1,4 mil. Houve ainda 910 consultas a sistemas estaduais; 594 locais e 223 ao cheque.
O balanço é feito com base nas empresas que são filiadas na Aces Sorriso.