PUBLICIDADE

Nortão: funcionários de madeireiras querem 12% de reajuste

PUBLICIDADE

As conversações sobre o reajuste salarial para trabalhadores do setor madeireiro no extremo Norte (Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirante) já começaram. Os empregados, representados pelo Sintaf, pleiteam 12%, além da implementação de um piso de R$ 620 – atualmente é R$ 520. As primeiras reuniões iniciaram ainda neste mês.

No ano passado, foram concedidos 7%. A exceção ficou para os empregados do primeiro nível, que receberam 10,6%. O Ministério Público do Trabalho participou das negociações. Para 2010, estima-se que ainda em abril a classe patronal e dos funcionários estabeleçam acordo quanto ao percentual a ser atribuído.

Funcionários de cinco níveis serão beneficiados. Ao primeiro estão ligados serventes, zeladores, gradeadores de madeiras, classificadores de lâminas e madeiras em geral, contínuos, empilhadores, carregadores, embaladores, auxiliar de colagem de lâminas, alimentadores de secadores de lâminas e madeiras serradas, alimentadores de plainas, descascadores de toras e outros trabalhadores braçais com pouca ou sem experiência não classificados.

No segundo, auxiliares em geral, trabalhadores que prestam serviços auxiliando diretamente os operadores qualificados, auxiliar de bitoleiro, de talheiro, pé-de-torno, pé-de-fita, de circuleiro, de guilhotina, auxiliar de torno laminador, de plaina, de afiadores de facas para torno laminador e serras em geral, de destopador, de foguistas, operador de caldeiras, auxiliar de escritório, de operador de emendadeiras de lâminas e madeiras beneficiadas, operador de emendadeiras de lâminas e madeiras beneficiadas.

No terceiro estão os operadores de tornos laminadores de madeiras; de serras (fitas, circulares); serradores; circuleiros; bitoleiros; operador de guilhotinas (hidráulicas, mecânicas ou pneumáticas); operador de máquinas de beneficiar madeiras (lixadeiras, plainas, tupias, emendadeiras e outras no acabamento de madeiras beneficiadas); operador de moto-serras; operador de prensas à vapor; operador de secadores de madeiras à vapor; destopadores de madeiras em geral; afiadores de facas para torno, laminador e serras em geral; batedor de cola; e outros operadores de máquinas e equipamentos de desdobra e beneficiamento de madeiras serradas, faqueadas e laminadas não classificados em qualquer outra epígrafe; operador de pá-carregadeira, empilhadeiras, tratores de pneu e esteiras, utilizados no transporte e movimentação de madeiras em toras.

No nível quarto estão motoristas de caminhões no transporte de madeiras em tora ou serradas e, no último, operadores de caldeira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aprova aumento nas tarifas de pedágio da BR-163 entre Itiquira e Sinop

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o...

Indústrias e empresas em Nova Mutum admitem 216 funcionários

Empresas e indústrias mutuenses estão contratando 216 funcionários com...

Guarantã do Norte tem o 5º mês seguido de saldo positivo na geração de empregos

As indústrias e empresas em Guarantã geraram 25 empregos...
PUBLICIDADE