O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, disse hoje que nos últimos sete anos Mato Grosso captou investimentos na ordem de R$ 10 bilhões para verticalizar a economia. O montante é proveniente de empresas dos variados setores que escolheram o Estado para iniciarem suas atividades. Conforme o representante, além de fornecer a matéria-prima bruta para indústrias, a unidade federativa está agregando valor a produção.
Entre 2003 e 2009, 484 empresas foram incentivadas pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic). Os investimentos, conforme o poder público, foram responsáveis pela geração de 100 mil empregos diretos e outros 300 mil indiretos.
O resultado, de acordo com Nadaf, é comemorado pelo Executivo. “Tivemos na semana passada o anúncio de uma grande indústria nacional e internacional de tecidos que investirá na região metropolitana de Cuiabá cerca de R$ 350 milhões com dois mil empregos diretos e oito mil indiretos”, declarou o secretário. Pelo menos três Estados pleiteavam o empreendimento: Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás.
Os números da secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso mostram que nos últimos seis anos os embarques internacionais cresceram 373%. Atualmente, o Estado exporta para 160 diferentes países. Ao final de 2009 a unidade federativa avançou para a 5ª posição dos maiores exportadores (até o início do ano estava em 11º).