quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Vendas de comércio expandem 18% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso obteve, em janeiro, o maior índice de crescimento nas vendas do comércio varejista dos últimos 10 anos neste período. Com um incremento de 18,19% na comercialização no primeiro mês deste ano na comparação com igual intervalo de 2009, o Estado ocupou a primeira posição do ranking nacional. A receita nominal do comércio mato-grossense também aumentou 18,76%, sendo a 4ª melhor média desde 2001. Os resultados estaduais ficaram acima do desempenho do comércio brasileiro, que iniciou 2010 com crescimentos de 10,37% no volume de vendas e de 12,60% na receita nominal.

A performance estadual consta na Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, a expectativa do setor é que as vendas mantenham o mesmo percentual de crescimento ao longo dos meses de 2010. Ele destaca que esse resultado é decorrente das tímidas compras feitas em outubro, novembro e dezembro do ano passado.

Conforme Martins, as promoções e liquidações de estoque realizadas no início de ano fizeram estimularam o consumidor e resultou no aquecimento das vendas do comércio de Mato Grosso. Além disso, ele pontua que o empresário também está mais confiante quanto à retomada da economia. No acumulado de 12 meses, o movimento das vendas do comércio estadual cresceu 5,2%. A receita do setor teve expansão de 9,2% no período.

De acordo com o levantamento do IBGE, no varejo ampliado, que considera as vendas de materiais de construção e veículos, Mato Grosso apresentou alta 13,5%. Nesse caso, o reajuste da receita nominal do Estado foi de 13,4%.

No país, o comércio varejista ampliado, cresceu 10,3% em volume de vendas e 11,6% em receita em relação a janeiro de 2009. A venda de veículos, motos, partes e peças teve alta de 10,3% em relação a janeiro de 2009. A redução do IPI para automóveis novos, com término marcado para 31 de março de 2010, foi o principal fator para o crescimento da atividade. No acumulando dos últimos 12 meses, a variação é 11,9% maior.

Na média nacional, os resultados foram positivos para todas as atividades do comércio. Por ordem de importância no resultado global, seguem os dados: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com incremento de 10,2%; móveis e eletrodomésticos, alta de 17,7%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 10,3% de aumento; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com expansão de 32,2%; outros artigos de uso pessoal e doméstico (+6,0%); combustíveis e lubrificantes (+4,8%); tecidos, vestuário e calçados (+2,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (+7,0%).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE