O Serviço Social da Indústria (Sesi) promove, em março e abril deste ano, a pesquisa ‘Qualidade de Vida do Trabalhador de Mato Grosso". O estudo permitirá levantar dados exatos referentes à qualidade de vida dos industriários e observar a relação deste fator com a produtividade.
Durante dois meses o Sesi-MT, por meio do setor de Pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), visitará 83 indústrias dos setores Extrativismo Mineral, Indústria de Transformação, Construção Civil e Serviços Industriais. Serão entrevistados seis mil funcionários, de empresas de pequeno, médio e grande porte de Mato Grosso, que foram previamente selecionadas pela entidade.
Serão avaliados nove indicadores: Habitação, Saúde, Educação, Consciência e Responsabilidade Social, Saúde Integral e Segurança no Trabalho, Desenvolvimento de Competências, Orientação à Participação e ao Desempenho, Atribuição de Valor ao Trabalho e Presenteísmo. A meta do Sesi é tornar a pesquisa periódica e de âmbito nacional, para a aferição do Índice Nacional da Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria.
"A grande vantagem desta iniciativa é que o levantamento irá proporcionar às empresas participantes um relatório individual e confidencial, que mostrará a posição de cada uma em relação aos grupos de indicadores. Os resultados poderão ser utilizados como um norteador da gestão empresarial e instrumento de melhoria da qualidade dos produtos e serviços e da produtividade do trabalhador", explica o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva.