O lançamento da sétima edição da Promadeira (feira de máquinas e negócios para o setor madeireiro que será realizada em Sinop) foi ontem à noite, na Fiemt, em Cuiabá, e prestigiado pelo vice-governador Silval Barbosa, o senador Gilberto Goellner, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Daldegan, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado, João Carlos Baldasso, e o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte, José Eduardo Pinto. “Estamos aqui para mostrar o novo setor de base florestal de Mato Grosso, um setor com futuro promissor, que hoje já maneja 2,6 milhões de hectares de floresta de forma sustentável e tem a meta de manejar 6 milhões de hectares, prestando um serviço ambiental a sociedade”, declarou Baldasso.
Foram apresentados os dados econômicos do setor, que hoje movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões e emprega 40 mil pessoas diretamente e 120 mil indiretamente. O presidente da comissão organizadora do Promadeira (que será de 25 a 28 de agosto) e do Sindusmad, José Eduardo Pinto, mostrou os números das feiras anteriores e as expectativas para este ano. São esperados 150 expositores entre indústrias madeireiras, de máquinas e equipamentos, indústrias moveleiras e artesãos, que tem na feira um espaço para mostrar sua arte.
A expectativa é receber 20 mil visitantes na área ao lado Senai e Sindusmad. E, além do tradicional Encontro Internacional de Negócios, das Visitas Técnicas e do Salão de Móveis e Decoração, a feira conta com inovações. Elas estão na instalação de uma mini-floresta com a demonstração de como é o manejo florestal sustentável; na doação de mudas de espécies de árvores nativas, no leilão de madeira e ainda, no show com cantor nacional. Estas últimas novidades terão sua renda revertida para os Hospitais do Câncer de Barretos e de Cuiabá. “Este ano além do caráter empresarial, a feira tem um caráter filantrópico, mostrando a preocupação do setor não só com o meio ambiente, mas com outras questões da sociedade”, frisou José Eduardo.
Outro ponto do evento foi à apresentação do DVD “Floresta em Pé: com manejo é possível”, uma produção do Sindusmad em parceria com o CIPEM, mostrando como é realizado o Manejo Florestal Sustentável, tendo como apresentadora a jornalista Ana Paula Padrão.
O senador Gilberto Goellner parabenizou a iniciativa do Cipem. “É uma nova frente que se abre, aqui estão mostrando como é possível unir manejo florestal, produção e preservação do meio ambiente. Agora, o registro, a transparência e a viabilidade de algo lícito, vai possibilitar ainda mais o crescimento do setor”
O vice-governador Silval Barbosa participou do evento e destacou a integração do setor com o poder público, na busca por medidas que ajudem na condução do setor e no cuidado com o meio ambiente. “Reafirmo o compromisso do governo de estar junto, trabalhando e buscando soluções, pois o segmento é parceiro do governo e nunca se omitiu nas discussões da legislação, dando uma contribuição significativa para o estado. Esse setor zela pela preservação ambiental.”