quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Lançado em Mato Grosso o Promadeira que será realizado em Sinop

PUBLICIDADE

O lançamento da sétima edição da Promadeira (feira de máquinas e negócios para o setor madeireiro que será realizada em Sinop) foi ontem à noite, na Fiemt, em Cuiabá, e prestigiado pelo vice-governador Silval Barbosa, o senador Gilberto Goellner, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Daldegan, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado, João Carlos Baldasso, e o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte, José Eduardo Pinto. “Estamos aqui para mostrar o novo setor de base florestal de Mato Grosso, um setor com futuro promissor, que hoje já maneja 2,6 milhões de hectares de floresta de forma sustentável e tem a meta de manejar 6 milhões de hectares, prestando um serviço ambiental a sociedade”, declarou Baldasso.

Foram apresentados os dados econômicos do setor, que hoje movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões e emprega 40 mil pessoas diretamente e 120 mil indiretamente. O presidente da comissão organizadora do Promadeira (que será de 25 a 28 de agosto) e do Sindusmad, José Eduardo Pinto, mostrou os números das feiras anteriores e as expectativas para este ano. São esperados 150 expositores entre indústrias madeireiras, de máquinas e equipamentos, indústrias moveleiras e artesãos, que tem na feira um espaço para mostrar sua arte.

A expectativa é receber 20 mil visitantes na área ao lado Senai e Sindusmad. E, além do tradicional Encontro Internacional de Negócios, das Visitas Técnicas e do Salão de Móveis e Decoração, a feira conta com inovações. Elas estão na instalação de uma mini-floresta com a demonstração de como é o manejo florestal sustentável; na doação de mudas de espécies de árvores nativas, no leilão de madeira e ainda, no show com cantor nacional. Estas últimas novidades terão sua renda revertida para os Hospitais do Câncer de Barretos e de Cuiabá. “Este ano além do caráter empresarial, a feira tem um caráter filantrópico, mostrando a preocupação do setor não só com o meio ambiente, mas com outras questões da sociedade”, frisou José Eduardo.

Outro ponto do evento foi à apresentação do DVD “Floresta em Pé: com manejo é possível”, uma produção do Sindusmad em parceria com o CIPEM, mostrando como é realizado o Manejo Florestal Sustentável, tendo como apresentadora a jornalista Ana Paula Padrão.

O senador Gilberto Goellner parabenizou a iniciativa do Cipem. “É uma nova frente que se abre, aqui estão mostrando como é possível unir manejo florestal, produção e preservação do meio ambiente. Agora, o registro, a transparência e a viabilidade de algo lícito, vai possibilitar ainda mais o crescimento do setor”

O vice-governador Silval Barbosa participou do evento e destacou a integração do setor com o poder público, na busca por medidas que ajudem na condução do setor e no cuidado com o meio ambiente. “Reafirmo o compromisso do governo de estar junto, trabalhando e buscando soluções, pois o segmento é parceiro do governo e nunca se omitiu nas discussões da legislação, dando uma contribuição significativa para o estado. Esse setor zela pela preservação ambiental.”

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...

Sorriso tem 111 vagas de emprego e salários de até R$ 9,6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão com 111 vagas...
PUBLICIDADE