O governo estadual fará, este ano, workshop em 5 países. O objetivo é mostrar o potencial de Mato Grosso e atrair novos investimentos. A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) marcou o primeiro evento para o Panamá, já no início de março. O secretário Pedro Nadaf mostrará o perfil econômico para cerca de 150 empresários panamenhos. "Escolhemos o Panamá para ser o primeiro porque é considerado o maior centro lojista para importação", ressalta o secretário.
Muitos mato-grossenses já negociam com os panamenhos e o objetivo do workshop é mostrar o desenvolvimento do Estado para ampliar as negociações entre o Panamá e Mato Grosso. "Tivemos um crescimento de 373% nas exportações nos últimos 6 anos. Mas mantivemos a mesma matriz econômica primária, ou seja, a mesma produção. Isso mostra que houve agregação de valores nos produtos mato-grossenses. Queremos mostrar este Mato Grosso que cresce a passos largos rumo à industrialização".
O Estado exporta, atualmente, para o maior número de países – 160. Além disso, até o início de 2009, ocupava o 11º lugar do ranking dos que mais venderam grãos, carne, madeira e outros produtos para o exterior. No fim do ano passou para o 6º lugar. Estes dados serão apresentados durante os workshops. Além dos indicadores econômicos, os workshops também terão apresentações culturais e um pouco da gastronomia mato-grossense. O segundo evento será realizado em Portugal entre os dias 2 e 10 de abril. "Neste vamos priorizar a gastronomia mato-grossense", diz Nadaf. Os workshops também serão realizados na Bolívia, Peru e Estados Unidos.