domingo, 3/novembro/2024
PUBLICIDADE

Dificuldades dos empresários limitam importações

PUBLICIDADE

Empresários mato-grossenses ainda sentem dificuldades de entender o processo de importação e exportação de produtos. A avaliação é do analista de mercado do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), André Luiz Schelini. Ele afirma que falta conhecimento dos micro e pequenos empreendedores do Estado quanto ao processo de importação e exportação. No ano passado, Mato Grosso importou cerca de R$ 792 milhões em produtos. O valor representa cerca de 10% de tudo o que é exportado pelo Estado, que somou R$ 8,4 bilhões no período, conforme dados do Ministério de Desenvolvimento (Mdic).

A existência de um equilíbrio entre importação e exportação é um dos motivos que leva muitos empresários a buscar cursos de capacitação para entender os trâmites burocráticos do sistema. "Mas falta ainda compreensão quanto aos cuidados com a produção, a criação da marca e embalagem, do marketing, até a venda final", explica Schelini. E é para preparar os empresários mato-grossenses, dentro da realidade dos negócios globalizados e da competitividade para internacionalização das empresas, que o Sebrae oferece a partir de amanhã (8), um curso específico para importação.

Com duração de 4 dias, no curso serão discutidos vários temas acerca do assunto, como noções de importação; a política brasileira do serviço; a estrutura administrativa do comércio exterior no Brasil; a habilitação para importar; o sistema administrativo e tributário das importações; bem como o custo e os despachos aduaneiros. O representante do Sebrae-MT afirma que o aperfeiçoamento dos empresários nesses quesitos pode fazer com que as importações dobrem de volume.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha 547 novas empresas em um mês

Sinop ganhou 547 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE