Em visita esta manhã nas obras da BR-163 em Sinop, o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, disse que Mato Grosso deve se resumir em um “canteiro de obras” neste ano. Consequência de pelo menos 22 contratos de obras na malha rodoviária federal por meio do programa CREMA – Contrato de Restauração e Manutenção – isto é, quando os trabalhos ocorrem de maneira mais abrangente que “consertos” emergenciais. Os trâmites burocráticos estão em andamento para o DNIT emitir, posteriormente, as ordens de serviços.
Somente para manutenção de rodovias deverão ser aplicados R$ 600 milhões no Estado. Outros R$ 1,6 bilhão serão usados em diferentes projetos que além de pavimentação, duplicação, reforma, manutenção, englobem ainda a parte ambiental, consultorias, conservação entre outros serviços executados pelo órgão. No cronograma estão obras na BR-158, a duplicação da BR-163/364 de Rondonópolis até o posto Gil, entre outras. Ainda para este ano, explica Pagot, projeta-se concluir o asfaltamento das BR”s 364 e 163 (do Nortão até a divisa com o Pará).
No tocante a esta última, já são aproximadamente 20 quilômetros prontos. Os serviços foram interrompidos temporariamente devido ao período chuvoso e deverão ser retomados mediante condições favoráveis.
A pavimentação iniciou em junho de 2008 e é realizada pelo 9º Batalhão de Engenharia do Exército. A extensão total do trecho é de 49,6 quilômetros, cujo orçamento (referencial 2007) supera a casa dos R$ 49 milhões. A obra envolve um amplo processo desde a detonação de rochas para reduzir a inclinação ou alargar a rodovia até a inserção da camada asfáltica.
“Dentro de Mato Grosso a BR-163 estará totalmente pavimentada e com alguns trechos já duplicados. A recuperação com certeza deve alcançar [até o fim do ano] em torno de 400 a 500 quilômetros”, falou Pagot.
A visita em Sinop teve duração de pouco mais de uma hora e foi acompanhada por membros do DNIT de Mato Grosso, Pará, Exército, prefeitos da região Norte, lideranças agrícolas, Embrapa e demais autoridades.
A viagem começou por Lucas do Rio Verde, passou por Sorriso e Sinop e seguirá em direção a Santarém, no Pará, devendo serem percorridos mais de 1,4 mil quilômetros. O intuito é averiguar todos os trechos das obras da 163 até o Estado vizinho.