Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de Tangará da Serra serão distribuídos na primeira semana de março. A informação é da secretária da Fazenda, Maria Dalva Specian Chaves. Segundo ela, os lançamentos vão ser realizados na última semana de fevereiro, possibilitando a entrega na semana seguinte. Para este ano está prevista a distribuição de 34 mil carnês. O prazo para o pagamento à vista com descontos encerra no dia 16 de abril.
Conforme a secretária, a iniciativa de entregar o carnê tem por objetivo oferecer mais comodidade aos contribuintes e facilitar o pagamento. O imposto é pago tanto por terrenos com imóveis, quanto por terrenos vazios ou com lotes em construção.
De acordo com a legislação, a argumentação de que o imposto não foi pago por falta de recebimento do carnê não é válida. A secretária salienta que o problema ocorre principalmente em relação aos terrenos baldios. "Muitas vezes o proprietário não é localizado, o cadastro não foi atualizado e o carnê acaba não sendo entregue", conta ao explicar que decisões judiciais sobre este tipo de situação têm confirmado a opinião do Poder Público de que cabe ao contribuinte buscar seu carnê e realizar o pagamento dos impostos. A orientação é que o contribuinte sempre procure o setor de tributação para verificar sua situação.