O uso de celulares e outros dispositivos móveis para acesso à internet subiu 148% em 2009. A pesquisa da Quantacast mediu a quantidade de visualizações em páginas da web originadas em equipamentos móveis. Apenas na América do Norte, o crescimento foi de 110%.
Apesar do grande crescimento, a participação dos celulares e smartphones para acessar a internet ainda é bastante inferior à dos demais equipamentos. Na América do Norte, 1,3% dos sites foi visitado a partir de um aparelho móvel em dezembro do ano passado. Na América do Sul, a participação é ainda menor: 0,2%.
"Enquanto ainda representa uma pequena proporção de todo o tráfego da web, o ritmo do desenvolvimento dos aparelhos, sistemas operacionais e dos navegadores continua a impulsionar os limites do que pode ser atingido no movimento", aponta a empresa de presquisa.
O estudo mostrou ainda que a fabricante norte-americana Apple continua a dominar a participação na navegação móvel, embora seu market share venha diminuindo conforme competidores emergem neste mercado.
Além disso, o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, superou o do popular Blackberry, da RIM, na navegação na internet.