quinta-feira, 19/setembro/2024
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Telefonia e bancos lideram lista de denúncias em Mato Grosso

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Por mais um ano consecutivo, os serviços essenciais continuam a liderar o ranking de reclamações na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Do total de 12.441 registros noórgão em 2009, cerca de 30% está relacionado ao serviço de telefonia fixa, móvel e os problemas de fabricação do aparelho celular.

As cobranças indevidas e os problemas com as garantias do telefone são os principais motivos de insatisfação dos consumidores do Estado. A telefonia atinge assim, o primeiro lugar do setor de Serviços Essenciais e também a liderança no Setor de Produtos, o terceiro mais reclamado no Procon-MT.

Os bancos e os cartões de crédito, que compõe o segundo setor mais demandado no Procon-MT, o de Assuntos Financeiros, foram também motivos de reclamações dos consumidores no ano passado. Os fornecedores do segmento foram responsáveis, respectivamente, por 974 e 913 registros no órgão em 2009.

A energia elétrica, outro assunto que integra o setor de Serviços Essenciais, assume a sexta posição dos assuntos mais reclamados no Procon-MT, com 908 registros. No ano passado, os problemas relacionados às contas de energia aumentaram em quase 50% em comparação com o mesmo período de 2008.

As financeiras ficaram em sétima posição do ranking, com 447 reclamações. Já os cartões de lojas, outra modalidade de cartão de crédito, tiveram 396 registros. Os principais motivos de reclamações contra estes fornecedores dizem respeito às cobranças indevidas/abusivas e as tarifas bancárias.

COBRANÇAS ABUSIVAS

A agua e esgoto e os provedores de acesso à informática ficaram em nona e décima posição do ranking. Em ambos, as cobranças abusivas aparecem como a maior reclamação dos consumidores. O ano de 2009 fecha com 40,15% das reclamações relacionadas a valores cobrados indevidamente ou não reconhecidos nas faturas mensais dos consumidores.

“Os consumidores recorrem ao Procon, seja pelo descumprimento do contrato ou para obter informações sobre valores que estão diferentes do acordado com a empresa”, disse a gerente de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Priscila Garcia.

“Vale destacar ainda, que os serviços essenciais assumiram o primeiro lugar no final do ano passado, ocupado pela maior parte do tempo pelos Assuntos Financeiros. O Sistema Estadual de Defesa do Consumidor está preocupado com a ascensão de registros contra bancos e cartões de crédito, por refletir principalmente o superendividamento da população mato-grossense”, explicou.

Para mais informações ligue 3613 8500 ou 151. Para registrar reclamações, o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo.

 

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