Depois de um início de ano em desaceleração o segundo semestre de 2009 marcou a retomada na busca por financiamentos imobiliários. É o que mostram dados da Caixa Econômica Federal. Na agência de Sinop, que abrange mais de dez cidades, foram firmados 180 contratos que representam mais de R$ 15,4 milhões. O valor engloba apenas os financiamentos individuais. Isto quer dizer que não há inclusão dos financiamentos para casas populares. As análises para esta modalidade continuam sendo feitas.
Conforme a agência, dos 180 contratos já liberados 100 foram com recursos do FGTS e outros 80 exclusivos da poupança. A média financiada pelos usuários foi de R$ 85,1 mil por contrato. “A demanda é muito maior e não damos conta. A procura está grande e falta capacidade produtiva”, explica o gerente geral, Luiz Rasia.
Além de Sinop, a CEF presta atendimento a usuários de municípios como Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Tapurah, União do Sul e Vera.
Rasia acrescenta que 99,9% das contratações ocorreram pelo público da primeira localidade.