Dois convênios assinados no último dia 30 junto no Ministério da Integração Nacional confirmaram R$ 1,6 milhão para obras no setor de água tratada. O recurso será aplicado na construção de um novo sistema – Aeroporto – responsável pela distribuição do produto a vários bairros.
As obras normalizarão o abastecimento de água no Jardim Paraíso e Maringá, por exemplo, onde a oferta é limitada devido a baixa pressurização. As duas localidades recebem água do sistema do bairro Boa Esperança.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAES), serão contemplados pelo sistema Aeroporto os residenciais Aquarela Brasil, Mondrian, bairros Ipanema, Florença, Jardim Itália 1 e 2, Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações 1 e 2, bem como o loteamento Bela Suíça, além de melhorar o abastecimento no Maringá e Paraíso.
Se a projeção da autarquia se confirmar serão aproximadamente cinco mil pessoas beneficiadas. A criação do sistema Aeroporto envolverá a construção de um reservatório de 1 milhão de litros, um poço de 120 mil litros hora, rede de tubulação com aproximadamente cinco mil metros de tubulação.
Segundo Juventino Silva, diretor da unidade, serão em torno de 1,1 mil ligações. “As obras terão que começar antes de junho de 2010 até porque o ano é eleitoral. Devemos licitar em março para começar em maio”, expressou, ao Só Notícias.
Com o sistema Aeroporto Sinop passa a ter, ao todo, nove pontos de distribuição de água. Atualmente estão em operação o do Boa Esperança, Palmeiras, Central, Jacarandás, Alto da Glória, Umuarama 2, Gente Feliz. O do Pérola está em processo de construção.
Mensalmente são distribuídos em torno de 450 milhões de litros de água na cidade.