PUBLICIDADE

Aumenta custo da mão de obra na construção civil

PUBLICIDADE

A inflação da construção, medida pelo Índice Nacional da Construção Civil, fechou novembro em 0,37% e ficou pouco abaixo da taxa do mês anterior (0,38%). O índice também é inferior à variação de 0,69% registrada em novembro de 2010.

De acordo com dados divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano, o índice acumula elevação de 5,52%. Já no período de 12 meses, a taxa está em 5,79%.

O resultado de novembro foi pressionado pelo custo da mão de obra, que aumentou de 0,4% para 0,82% entre os dois meses. Já os preços dos materiais, que também compõem o índice, subiram com menos intensidade no período, passando de uma variação de 0,36% para 0,01%.

Com isso, o custo nacional da construção por metro quadrado aumentou de R$ 805,67 em outubro para R$ 808,65 em novembro.

A maior alta do índice foi observada na Região Nordeste (0,95%), influenciada pelos reajustes salariais ocorridos no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: 0,74% no Centro-Oeste, 0,06% no Sul, 0,11% no Norte e 0,01% no Sudeste.

O Índice Nacional da Construção Civil é calculado pelo IBGE mensalmente em convênio com a Caixa Econômica Federal, com base nos dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Ele serve como referência para delimitar os custos de execução de obras públicas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE