Pelo menos 3.264 contas atrasadas no comércio altaflorestense foram inseridas no Sistema de Proteção ao Crédito, mês passado, e chega a ser 40,62% superior aos números de outubro, quando foram 2,3 mill inserções. Os dados fazem parte do levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas.
No mesmo período, foram pagas 1.806 pendências. Os números correspondem a quantidade de contas e não ao de consumidores, já que o mesmo pode conter débitos em lojas diferentes. Em outubro, conforme Só Notícias informou, foram 1,6 mil acertos.
Em comparação a anos anteriores, a quantidade de contas relacionadas como inadimplentes cresceu e, de acordo com a câmara, é resultado de um trabalho de conscientização que está sendo desenvolvido pela instituição para as empresas, apresentando a ferramenta como uma forma de defesa.
No mesmo período, as consultas feitas pelas empresas antes de confirmarem as vendas atingiram 15,2 mil. Em outubro, foram registradas 14,8 mil e, no ano, chegam a 158,3 mil. Os registros de inadimplência neste ano somam 26,1 mil e, regularizações, 18,5 mil.