O Sindicato Rural de Sinop é a favor da instalação das Usinas Hidrelétricas no Rio Teles Pires. A informação do vice-presidente da entidade, Antonio Galvan. A entidade apoia o Ministério Público Estadual (MPE) na organização de audiência pública sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais da usina. No entanto, Galvan avalia que alguns fatores devem ser discutidos com a sociedade antes da implantação. “São pontos primordiais que afetam diretamente nossos produtores e famílias”.
Galvan explica que uma grande área produtiva será afetada com o alagamento do rio e não haverá mais produção. Ele alerta ainda que produtores e famílias da região, onde será instalada a usina em Sinop, podem ficar sem indenização. A área passa por demanda judicial que interfere no pagamento. “Até o momento ninguém tocou no assunto. Eles podem ficar sem dinheiro (indenização), sem terras e sem a oportunidade de viver dela”.
A audiência marcada da para o dia 7 foi cancelada pela Justiça Federal por não atender o prazo legal de publicação que é de no mínimo 45 dias antes do evento. Uma nova data deve ser marcada para debater o assunto.
Leia ainda
Sinop quer “compensação” de R$ 204 milhões por construção de hidrelétrica