O ritmo nas contratações de novos funcionários diminuiu, mês passado, em Alta Floresta. Houve mais demissões do que contrações. O saldo final foi de 85 trabalhadores dispensados a mais das empresas de diversos setores da economia (resultado de 589 desligamentos e 504 admissões), segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este foi o menor resultado registrado no ranking entre as cidades com mais de 30 mil habitantes.
A indústria de transformação dispensou 144 trabalhadores sendo o setor que mais “contribuiu” para o resultado negativo. Em seguida aparece a agropecuária (-39). Por outro lado, outras atividades geraram mais emprego, como o comércio, que terminou com 53 funcionários a mais, seguido pela construção civil (+23), prestação de serviços (+19) e extrativismo mineral (+3).
No acumulado do ano, Só Notícias apurou que empresas e indústrias de diversos setores econômicos contrataram 4.606 pessoas e demitiram 4.085, resultando em 521 empregos a mais.
Conforme Só Notícias informou, Sorriso (com saldo de 239 contratações) e Sinop (com 183) estão no topo de lista de cidades – com mais de 30 mil habitantes – com melhores resultados na geração de empregos em setembro, configurando a terceira e quinta posições, respectivamente.
Já no Estado, foi registrado 767 empregos a mais (diferença entre 34,1 mil admissões e 33,3 mil demissões feitas pelos diferentes setores da economia). Com o resultado, Mato Grosso contabiliza 49.231 postos de trabalho criados no ano, configurando o segundo melhor desempenho da região Centro-Oeste, sendo superado apenas por Goiás, com mais de 100,2 mil.