O número de pessoas com nomes inclusos na lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito -SPC-, em setembro, aumentou. Foram 287 em agosto e 336 no último mês. Já no que se refere a exclusões, diminuíram aqueles que conseguiram pagar as contas e saíram da lista negra, sendo 32 em agosto e apenas 26 em setembro. Os números são com base nos estabelecimentos comerciais filiados À Câmara dos Dirigentes Lojistas e associação comercial.
Com relação a inclusão de pessoas jurídicas, ou seja, empresas, foram 16 em agosto e apenas 08 em setembro, o que demonstra um cenário mais positivo. Já exclusão, houve um caso em agosto e dois em setembro. No que se refere a cheques, desde agosto o sistema passou a contabilizar junto com os segmentos de pessoas físicas e jurídicas, dependendo da condição dos emitentes.
Se observados os números da inadimplência e da adimplência, dos últimos 6 meses, ou seja, entre os meses de abril e setembro, mais pessoas entraram do que saíram da lista negra dos devedores. Isso significa que o volume de clientes pagando os débitos é menor em relação aos que estão tendo mais dívidas e, consequentemente, restrições no crédito. Foram 2.396 inclusões de pessoas físicas e apenas 238 exclusões. De pessoas jurídicas, foram 93 inclusões e 13 exclusões.