Um grupo de 20 empresários mato-grossenses embarcaram, ontem, para uma Missão Técnica do Varejo. Desta vez o destino é Londres, na Inglaterra, retornando no dia 8 de outubro. Os empresários irão visitar empresas e instituições ligadas á construção civil sustentável. O grupo também estudará estratégias de segmentação, comercialização e aprimoramento de conhecimentos dos negócios.
Este ano, cerca de 65 empreendedores já participaram de missões técnicas, programa desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, em 2011, serão quatro viagens, sendo uma nacional e três internacionais. O objetivo destas missões é dar a oportunidade aos empresários de ver como funciona o seu setor em outros estados ou países. Outra meta é conhecer novos mercados para compra e venda. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, “estas missões são primordiais para a modernização dos setores e, especialmente, para a divulgação dos produtos mato-grossenses”.
Em meados de setembro foi realizada em Santa Cruz, na Bolívia, a Expocruz, o que atraiu um grupo de 20 empresários mato-grossenses. Além da feira com novidades em diferentes setores como o tecnológico, cosmético, têxtil, os empreendedores de Mato Grosso também puderam provar uma variedade de pratos típicos dos países que participaram da Expocruz. Outro ponto importante da feira é a Rodada de Negócios. Trata-se de uma oportunidade ímpar de ampliar contatos para comercialização de produtos.
Para a empresária do ramo de hotelaria, Alessandra Castilho, de Cáceres e uma das integrantes do grupo mato-grossense na Bolívia, o interesse era divulgar seu empreendimento pensando nos possíveis clientes bolivianos. Em outubro, entre os dias 8 e 17, será realizada a última viagem da Missão Técnica de Varejo 2011, os mato-grossenses irão para o México com o intuito de visitar empresas do varejo mexicano para incrementar ainda mais seu empreendimento aqui no Estado.
Em 2009 foram realizadas oito viagens, todas elas internacionais. No total, foram 169 empresários mato-grossenses que estiveram na China, Panamá, Peru, Dubai, Colômbia, Bolívia, Nova York e Orlando. Em 2010, 193 empreendedores conheceram novos mercados em nove países, África do Sul, Bolívia, Cabo Verde, Dubai, EUA, Panamá, Peru, Orlando e Milão.