Cerca de 110 agências ficaram fechadas no primeiro dia de greve em Mato Grosso. O sindicato dos bancários informa que em Cuiabá e Várzea Grande foram 88. Em Sinop, mais 8 não atenderam o público, conforme Só Notícias já informou. Também houve adesões em Lucas do Rio Verde, Cáceres, São José do Rio Claro e Arenápolis. A tendência é de mais agências aderirem em diversas cidades no Nortão, Médio Norte, regiões Sul e Oeste. O movimento vai prosseguir por tempo indeterminado.
O sindicato informou, esta noite, que a parte dos caixas de auto-atendimento dos bancos funciona normalmente durante a greve e esclarece que a mobilização objetiva melhorias para toda a população como agências seguras com portas giratórias, biombos nos caixas, câmeras dentro e fora dos bancos, fachadas com vidros blindados, por exemplo. Estas reivindicações foram negadas pelas instituições financeiras durante as negociações. Outro ponto vital é a negociação salarial. Os bancários cobram 12,8% e os bancos ofecerem 8%.
Pela internet, as transações bancárias continuam sendo feitas. Faturas com vencimento a partir de hoje podem ser pagas em lotéricas e nos correspondentes.
Leia também
Sinop: bancários da Caixa Econômica aderem à greve