PUBLICIDADE

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é lançado em Mato Grosso

PUBLICIDADE

"Está na história de Mato Grosso a liderança das mulheres, desde a guerra do Paraguai, quando os homens se ausentaram para a batalha e elas assumiram seus lugares liderando, além da casa, os negócios e as propriedades rurais". Com essas palavras, o diretor Superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, abriu a solenidade de lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios edição 2011, realizada nesta terça-feira, no Espaço Sebrae de Conhecimento, em Cuiabá.

As inscrições vão até o dia 5 de dezembro e a entrega do Prêmio acontece no mês de março de 2012, junto às comemorações do dia da Mulher. A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, pontuou que toda a equipe trabalha para consolidar o prêmio no Estado onde a mulher está fazendo a diferença. "Já fomos vice-campeãs nacionais no Mulheres de Negócios e queremos buscar o primeiro lugar. Este ano, vencemos o Prêmio MPE Brasil na área da Educação com uma mulher e temos mais de 40% de mulheres entre os mais de 30 mil Empreendedores Individuais (EI) cadastrados em nosso Estado", declarou.

O lançamento do evento contou com a presença da vencedora nacional da edição 2010, empresária Patrícia Paz, de Vilhena (RO), que esteve recentemente na Itália, usufruindo da viagem internacional conquistada pelo primeiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Patrícia deixou uma carreira bem sucedida de 20 anos como odontóloga para se dedicar a uma empresa de consultoria ambiental para gestão de resíduos após levar um multa no próprio consultório.

Enfrentando resistência de colegas, amigos e, inicialmente, até do marido, ela abriu o negócio, ficou um ano com as portas abertas sem nenhum cliente, viu dois de seus sete funcionários pedir demissão pela falta de serviço e precisou se desfazer de vários bens para arcar com os compromissos, até que decidiu procurar clientes fora do Estado. "Peguei o carro, consegui apresentar o projeto na prefeitura de Sapezal e saí de lá com 15 contratos fechados. Vendo isso, meu marido se entusiasmou, também entrou no carro e foi até Cacoal, voltando de lá com vários contratos assinados".

Patrícia conta que se inscreveu no prêmio já nos últimos dias do prazo por falta de tempo para descrever sua história. Depois de conquistar a vitória, ela passou a receber propostas de sociedade e para abrir franquias em todo o país.

A presidente nacional da BPW Brasil, jornalista Sueli Batista, e a presidente da instituição em Cuiabá, jornalista Marisa Bazo, acompanharam a solenidade de lançamento, assim como a Embaixadora do Clima da Globe Internacional, ex-senadora Serys Slhessarenko, a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá, Regina Kaizer e empresárias de diversos segmentos na capital e demais municípios mato-grossenses.

O PRÊMIO

O prêmio, promovido pelo Sebrae em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade às histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e construir negócios de sucesso. É uma forma de incentivar o empreendedorismo feminino.

Lançado em 2004, está na sua oitava edição e, considerando a crescente procura, vem atingindo seu objetivo. O prêmio considera duas categorias: empresária e negócios coletivos. Na edição 2010, foram 142 mulheres registradas em Mato Grosso na categoria empresária. Em 2009, outras 136 empreendedoras se habilitaram para concorrer ao prêmio que já foi conferido, desde sua implantação no Estado, a oito empresárias e duas representantes de negócios coletivos.

A premiação tem etapas estadual, regional e nacional. As duas vencedoras na categoria estadual concorrem à seleção regional, quando são selecionadas as 20 finalistas nacionais, duas de cada categoria das cinco regiões brasileiras. Destas, saem duas vencedoras nacionais – uma de cada categoria.

Elas recebem troféu ouro e ganham viagem internacional. As outras oito primeiras classificadas recebem troféu prata e as dez restantes ganham troféu bronze. As dez primeiras finalistas ainda participam de um seminário sobre gestão, em São Paulo, promovido pela FNQ.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE