A greve dos bancários está começando, hoje, em Mato Grosso, por tempo indeterminado. Em Sinop, onde está o maior número de agências, no Nortão, a adesão chega a 80%. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso no município, Marcos Saltareli. Nas duas agências do Banco do Brasil, duas do Itaú, HSBC, Santander e Bradesco, cerca de 250 funcionários estão de braços cruzados. “E a Caixa [Econômica Federal] paralisa as atividades a partir de quarta-feira (28)”, destacou, sem confirmar se estão sendo mantidos 30% dos trabalhos.
As agências em Sorriso continuam funcionando normalmente. Por enquanto, não houve adesões. Segundo os bancários do município, está mantido o indicativo de greve. Eles aguardam o posicionamento do sindicato.
Já em Lucas do Rio Verde, dos 8 bancos, 6 estão fechadas. Apenas as agências do Bradesco e do Santander não aderiram ao movimento grevista.
Em Nova Mutum, Só Notícias apurou que os bancários estão trabalhando normalmente hoje. Não há previsão de adesão.
Os bancários em Mato Grosso, descartaram, ontem à tarde, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que reajustava em 8% os salários. Eles reivindicam 12,8% e investimento em segurança, como a instalação de biombos, câmeras no prédio da agência, vidros blindados nas fachadas e portas giratórias. Lutam também por igualdade de oportunidade, aumento dos vales alimentação e refeição, e combate as terceirizações
No Estado, são 282 agências e mais de 4,5 mil bancários. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, o resultado da última negociação entre os funcionários e a Fenaban ocorrida na sexta-feira (23), não apresentou avanço, culminando na greve.
(Atualizada às 09h52)