Os contribuintes com tributos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2010 têm até o dia 9 de dezembro para aderirem ao programa de Recuperação Fiscal (Refis), que foi lançado em junho e visa dar as pessoas e empresas a oportunidade de quitarem o IPTU) e Imposto Sob Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), com descontos que podem chegar a 100% nos juros e as multas. Os contribuintes podem optar por até 15 parcelas mensais, sendo a primeira no ato do requerimento.
Segundo a secretária municipal de Finanças, Maria Aparecida Rossato, a expectativa é superar o volume de renegociações realizado em 2010 quando "conseguimos renegociar 15% da dívida ativa do município. Este ano, esperamos melhorar a arrecadação."
Outra alternativa para os contribuintes com dívidas de asfalto em atraso, é o programa de Recuperação Fiscal de Contribuição de Melhorias (Refiscom). O prazo para adesão ao programa termina no dia 16 de dezembro e os descontos podem chegar a 100% sob os juros e a multa. Pode ser parcelado em 12 vezes, os descontos são de 80% ou em 24 vezes, também com 50% de desconto sob os juros e a multa. Para aderir a qualquer um dos programas e aproveitar os incentivos, basta o contribuinte procurar o Departamento de Tributação na prefeitura.