PUBLICIDADE

Chineses conhecem Mutum, Sorriso e Lucas para planejar ferrovia

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa, a comitiva de empresários chineses, parlamentares e secretários estaduais já passaram, neste primeiro dia da Rota da Integração, por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Eles saíram de Cuiabá logo cedo e percorrem a BR-163 com previsão de chegar a Santarém, no Pará, onde está o porto para escoar a safra agrícola e madeireira do Médio Norte e Nortão.

Em Lucas, a comitiva foi recebida pelo prefeito Marino Franz, vice Joci Piccini, o presidente da câmara, Aluizo Bassani, vereadores e várias lideranças políticas na câmara municipal de vereadores. O governador e os chineses assistiram a apresentação das potencialidades econômicas do município que está em 21 milhões de toneladas e pode chegar a 30 milhões dentro de 6 anos. O prefeito, ao apresentar a forte produção agrícola do município, expôs que somente a quantidade colhida em Lucas já viabiliza a ferrovia Cuiabá-Santarém.

Lucas também está inserida no projeto da Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Goiás a Mato Grosso e Rondônia. Um grupo empresarial da China estuda construir uma ferrovia entre Cuiabá- Santarém. O representante do grupo de chineses se disse impressionado com tudo o que viu. “A ferrovia que nós pretendemos já ficou pequena” resumiu, ao conhecer as 3 cidades que têm grande potencial na produção de grãos e estão entre as maiores exportadoras do Estado. O grupo Chinês, os mesmos estariam dispostos a investirem um montante de R$ 10 bilhões na ferrovia.

Silval disse que esse a Rota da Integração é o primeiro passo para uma parceria muito sólida entre o Mato Grosso e a China. “Em matéria de produção os nossos produtores são verdadeiros mestres. O que nós precisamos é encontrar maneiras de escoar toda essa produção de forma mais barata e eficaz. Por enquanto nós estamos trabalhando em um projeto de viabilidade de implantação de uma ferrovia ligando Cuiabá a Santarém e o que depender do governo para que ela se concretize, nós vamos fazer” garantiu.

De Lucas do Rio Verde o grupo seguiu para Sorriso, onde foi recebida pelo prefeito Chicão Bedin e demais lideranças. Sorriso é o maior produtor de soja no país. A comitiva almoça na cidade e segue a Sinop. O pernoite será em Matupá (onde Silval foi prefeito e iniciou sua carreira).

Leia ainda
Expedição com Silval e chineses que vai a Santarém passa por Nova Mutum; veja fotos

Silval em Sorriso, com prefeito Chicão, vice Vanderlei Paulo, deputado Nininho (cahpéu) e chineses (Só Notícias/Aline Dessbesell)



 

Integrates da Rota da Integração em Lucas do Rio Verde (fotos: Só Notícias/Altair Anderli)


Silval, chineses e prefeito Lirio em Nova Mutum (foto: Só Notícias)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...

Guarantã tem 44 vagas de empregos e em Alta Floresta 11

Empresas e indústrias de Guarantã do Norte contratam 44...

Empresas de Sorriso ofertam 101 vagas de empregos, algumas para início imediato

Indústrias e empresas sediadas em Sorriso estão admitindo 101...
PUBLICIDADE