Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram, ontem à tarde, em Lucas do Rio Verde para dar início a atualização cadastral de propriedades rurais. Aproximadamente 400 propriedades foram visitadas pelos técnicos. O responsável pelo programa de sanidade avícola do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea-MT), Roberto Renato, disse que o trabalho funciona como um censo de cooperação técnica entre o ministério, a prefeitura e órgão.
"Escolhemos Lucas do Rio Verde para realizar este projeto piloto e queremos estender para o restante do Estado. Neste primeiro momento, o trabalho consiste em cadastrar as propriedades. Posteriormente, pretendemos implantar nas propriedades o projeto "criando aves com saúde" que visa educar o produtor para que tenha mudanças na criação de aves de subsistência e que essa ave seja posteriormente consumida de forma saudável".
A ação realizada, ontem, no município, é a primeira após a assinatura do termo de parceria técnica para o desenvolvimento de um projeto de educação sanitária, ocorrida no dia 13 de julho, entre o prefeito Marino Franz, o superintendente do ministério, Francisco Moraes, e o presidente do Indea-MT, Valney Souza Corrêa.