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Parte do Nortão fica sem internet quase 6 hs; Aces e CDL citam prejuízos

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Centenas de usuários em Sinop e alguns municípios do Nortão começaram a semana ficando mais de 6 horas sem acesso a internet por problemas no sinal disponibilizado por uma operadora. A falha na prestação de serviço iniciou por volta das 10h e foi reestabelecido por volta das 16h. Os principais prejudicados foram o comércio, profissionais liberais, órgãos públicos, além de centenas de pessoas que tem banda “larga” em residências e que precisam da internet para realizar seus trabalhos. Os prejuízos financeiros ou de ordem logística são incalculáveis quando este tipo de problema acontece. Só Notícias registrou três casos de reclamações.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (Aces), Mauro Muller, criticou a qualidade do serviço prestado pela empresa Oi. Ele ressaltou que não é a primeira vez que este tipo de suspensão no fornecimento do serviço acontece. “Está virando rotina e isso traz muitos prejuízos aos empresários que necessitam da internet para trabalhar. Sempre que ligamos para saber o que aconteceu, eles dizem que rompeu um cabo de fibra ótica. Isso todas as vezes”, criticou, em entrevista ao Só Notícias.

Na semana passada, Sinop também ficou sem internet por várias horas. Muller deu como exemplo de prejuízos a venda no comércio que é feita pelo cartão de crédito ou débito. Nestes casos, a venda tem que ser feita somente em dinheiro ou cheque, já que sem a internet não é possível fazer a leitura do cartão do cliente com o banco. Outro prejuízo é para as empresa que tem filial instalada no município. Sem o serviço, a empresa não tem como realizar a consulta ao estoque da matriz ou mesmo ter acesso aos preços dos produtos que porventura entrariam em promoção, por exemplo.

O presidente ressaltou que vários comerciantes procuraram a associação para reclamar e pedir providências sobre a prestação do serviço. “Nosso departamento jurídico está analisando o assunto para ver qual medida podemos tomar contra a operadora. A associação está se mobilizando”.

Já a assessoria de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) afirmou que a falta do serviço provoca a inatividade do comércio local. Sem a internet, a entidade não tem como oferecer seu principal produto, a consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Desta forma, os comerciantes ficam desguarnecidos e não tem como fechar uma venda com a segurança necessária. A CDL Sinop tem em sua lista mais de 800 associados, que ficam prejudicados em seu sistema de consulta de crédito com a suspensão da internet.

Um outro fator causado pela má qualidade do serviço oferecido é o custo adicional para alguns empresários que não podem ficar sem a internet. O empresário Marco Aurélio Stamm Júnior afirmou que por causa da baixa qualidade do serviço, sua empresa foi obrigada a adquirir a internet de outras operadoras, o que gera um custo adicional. “Decidimos optar por outras operadoras para ficar de reserva para caso a Oi não funcionar, como hoje. É um custo que precisamos ter para não parar o trabalho”.

Outro lado
Procurada por Só Notícias, a empresa que comercializa planos de acesso enviou uma nota de explicações sobre a suspensão da internet. “A Oi informa que obras realizadas por terceiros provocaram, na manhã de hoje, 1º de agosto, rompimento de cabo de fibra ótica, afetando os serviços de telefonia e internet de alguns clientes na região de Sinop, Mato Grosso. A empresa acrescenta que o cabo de fibra ótica já foi recuperado e os serviços restabelecidos”.

(Atualizada às 08h03 2/8)

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