Os diferentes setores da economia geraram, na capital, mês passado, 708 empregos a mais, resultado de 8,4 mil admissões e 7,7 mil demissões feitas pelas indústrias e empresas, além do primeiro lugar no ranking entre os municípios com mais de 30 mil habitantes que mais geraram empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O destaque no período foi para a prestação de serviços, que foi o setor que mais contribuiu na geração de empregos, fechando com saldo de 478 empregados a mais. Em seguida aparece a construção civil, com 260, comércio, com 121 empregados. No setor de serviços industriais de utilidade pública foram gerados 8 novos empregos e, no de extrativo mineral, 7.
Por outro lado, a indústria de transformação foi a que mais demitiu, fechando com saldo de 125 funcionários desligados de suas funções e, a agropecuária, com menos 41 trabalhadores.
Conforme Só Notícias informou, Sorriso aparece em segundo no ranking com 641 novos postos de trabalho, seguido por Primavera do Leste (490), Sinop (430) e Várzea Grande (258). A relação é composta, ao todo, por 15 municípios, avaliados com base nas contratações formais.
Em Mato Grosso, foram gerados 9.832 empregos formais, a mais, em junho, nos mais diferentes setores da economia, número três vezes maior do que em maio, quando o saldo fechou em 3.626 novos postos de trabalho. No ano, Cuiabá gerou 3.553 novos empregos, já no Estado, foram gerados 36,4 mil.