Sorriso é a segunda cidade, na categoria das que tem número de habitantes superior a 30 mil, que mais gerou empregos no mês passado, em Mato Grosso, na iniciativa privada. Só Notícias apurou que o saldo é de 641 trabalhadores empregados a mais, resultado de 1.648 contratações e 1.007 demissões feitas por empresas e indústrias nos mais diferentes setores da economia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Empregados (Caged), com base nas contratações formais (carteiras assinadas).
O comércio foi um dos setores que mais contribuíram para a geração de empregos, com 265 empregados a mais. Em seguida aparece a indústria de transformação, com saldo positivo de 174. A agropecuária também integra a relação, com 122.
Estão na lista ainda a prestação de serviços com saldo de 63 funcionários a mais e construção civil. Os setores do extrativismo mineral e dos serviços industriais de utilidade pública terminaram com desempenho negativo, fechando, cada um, com 3 funcionários dispensados de suas funções.
Só Notícias apurou ainda que, na liderança do ranking geral (englobando todas as cidades), está a capital Cuiabá, com saldo de 708 empregados a mais, resultado de 8.420 contratações e 7.712 desligamentos. Ainda entre os cinco primeiros estão Primavera do Leste, com saldo de 490 empregos gerados a mais, Sinop com 430 trabalhadores a mais e, Várzea Grande, com 258 a mais. A relação é composta por 15 municípios.
No mês passado, Sorriso ficou com a sexta posição na geração de empregos, com saldo de 108 contratados a mais. No semestre, os diferentes setores econômicos proporcionaram ao município a geração de pouco mais de 1,1 mil empregos.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, foram gerados 9.832 empregos formais em junho, nos mais diferentes setores da economia, número três vezes maior do que em maio, quando o saldo fechou em 3.626 novos postos de trabalho. A agropecuária foi um dos destaques, com saldo de 4,2 mil empregados a mais.
No ano, Mato Grosso gerou 36,4 mil novos empregos.
Leia ainda
Contratações crescem quase 3 vezes e MT gera 9 mil empregos