Os Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Siticon) e das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindumasd) buscam, nesta sexta-feira, concluir as negociações de reajuste salarial para os trabalhadores do setor. “Eles [sindicato patronal] mantiveram os 7% e concederam o anuênio, que é um avanço, mas ainda precisamos adequar algumas coisas, estamos com funcionários novos que não terão direito a este anuênio, então vamos tentar aumentar esse percentual”, explicou o presidente do Siticon, Eder Pessine.
O percentual negociado pelo representante dos trabalhadores é de 9,5%. A primeira reivindicação era de 17%, além do anuênio (gratificação mensal por ano de trabalho), para os aproximadamente 2,5 mil entre Sinop, Itaúba, Santa Carmem, União do Sul e Claudia, no entanto, Sindusmad apontou a viabilidade de implantar apenas 7%. As negociações começaram em março.
No início do mês passado, conforme Só Notícias informou, Siticon anunciou a definição do reajuste para os trabalhadores da construção civil, beneficiados com aumento de 8%, retroativo a 1º de maio, para funcionários que trabalham a mais de um ano e, proporcional aos com tempo inferior de trabalho.