Mato Grosso encerrou o mês de maio com 3,6 milhões de acessos de telefonia móvel. O número representa incremento de 14,3% sobre o contabilizado ao fim do mesmo mês de 2010, quando foram registrados 3,147 milhões de aparelhos. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que no mês passado, a teledensidade (número de linhas por habitante) atingiu 115,07 para cada grupo de 100 pessoas no Estado. Índice é o terceiro maior do país, ficando atrás apenas do Distrito Federal, onde foi de 118,51 (4,796 milhões de acessos) e de Goiás que aparece com 118,51 (7,147 milhões de linhas). No Brasil a teledensidade foi de 110,51 (215,024 milhões de aparelhos) no período.
Evolução constante no número de linhas telefônicas, pré e pós-pagas, é motivada pela competitividade entre as operadoras. A cada temporada elas renovam as promoções e os consumidores buscam sempre as que oferecem serviços com melhor qualidade. Em Mato Grosso, as linhas pré-pagas são maioria, atingindo 85,26% do número total de acessos, com 3,070 milhões de acessos. Usuários deste sistema compram os créditos nos pontos de venda (lojas, revendas autorizadas, supermercados, padarias e bares). Planos pós-pagos somam 530,587 mil, ou 14,74% da quantidade total registrada no Estado.
Em solo mato-grossense, a Vivo tem a maior participação no mercado. Detém 51,59% do total de acessos com 1,857 milhão de linhas (1,543 milhão de pré-pagos e 314,519 mil pós-pagos). Segundo o gerente de Divisão Regional no Estado, Emerson Carvalho, o desempenho da operadora é crescente. Atribui a performance ao portifólio de planos que possui, afirmando que são variados para atender as necessidades de diferentes consumidores.
O empenho das operadoras é necessário porque desde setembro de 2008 começou a ser implantada a portabilidade numérica, que permite ao usuário trocar de operadora sem mudar de número. O sistema atingiu todos os estados em março de 2009, aumentando a concorrência e fazendo com que as empresas oferecessem cada vez planos mais vantajosos para o consumidor, que incluem minutos extras, envio de torpedos, acesso à internet e ligações para outras cidades com preços reduzidos.
“Temos sempre um plano ou serviço que o consumidor está procurando. Se ele quer falar mais, enviar mensagens ou navegar pela internet encontra um pacote de acordo com sua necessidade”, exemplifica Carvalho ao afirmar que existem ainda planos corporativos e familiares que podem incluir vários dependentes em uma mesma conta. Sobre a participação maior dos clientes pré-pagos o diretor da Vivo comenta que ela representa 83% no Estado. A cobertura da Vivi atinge hoje 98 municípios mato-grossenses e 38 localidades atendidas com internet 3G.
A operadora Claro possui 880,301 mil clientes em Mato Grosso, sendo 770,825 mil de pré-pagos e 109,476 mil com planos fixos. Com este volume, a operadora fica com 24,45% do total de acessos no Estado. Gerente regional, Soraia Tupinambá, afirma que o Estado é um dos mais importantes para a operadora, com cobertura expressiva. As apostas da empresa são nas promoções. A mais recente é para falar nos fins de semana. “Comprando um pacote de R$ 4 por mês o cliente fala da meia-noite de sexta-feira até a meia-noite de domingo com qualquer Claro local ilimitado. São 2 mil minutos em ligações”, explica a gerente ao dizer que a promoção já está valendo e não tem data para acabar.
Para participar o cliente tem que se cadastrar. A promoção é válida em todo o território nacional. Segundo a gerente, a Claro busca sempre lançar ofertas vantajosas para os consumidores, atendendo a diferentes perfis, tanto pré quanto pós-pago. “Além das promoções sempre atrativas, trabalhamos para melhorar a qualidade do serviço para agradar os clientes”, diz ao complementar que o atendimento é um dos itens mais importantes para a companhia, que espera um 2011 diferente e com bons resultados.
Ainda conforme os dados da Anatel, a Tim fica com 12,11% do total de acessos, com 453,871 mil clientes (387,374 mil pré e 48,497 mil pós-pagos). A Oi soma 368,962 mil telefones pré-pagos e 58,095 mil pós, um total de 427,057 mil usuários, equivalente a 11,86% de participação. Ambas as operadoras foram procuradas para repercutir o assunto. A assessoria de imprensa da Tim informou que não havia porta-voz no país para repercutir o assunto, afirmando que estava em viagem ao exterior. A Oi foi procurada em Brasília e no Rio de Janeiro, mas os telefones não foram atendidos.
Para os consumidores, quanto maior for a competição entre as empresas melhor. Na opinião do eletricista Arnaldo Almeida, 43, atualmente é difícil encontrar em uma única operadora tudo o que precisa. “Uma tem o sinal melhor, outra tem promoções mais adequadas e assim a gente compra os aparelhos conforme a necessidade”, diz ao justificar a posse de mais de um aparelho celular. Renata Bárbara Barros é vendedora e afirma que comercializa em média de 40 recargas por dia, sendo que a maioria de R$ 7 e R$ 12.