O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom) busca viabilizar, ainda neste mês, o reajuste de 20% para os funcionários dos setores moveleiros, cerâmicas e artefatos de cimento. De acordo com o presidente da categoria, Eder Pessine, apesar da expectativa, ainda não há nenhuma reunião agendada com representantes da categoria patronal para discutir o assunto.
Caso haja o reajuste, aproximadamente 2 mil trabalhadores entre os três segmentos instalados nos municípios de Sinop, Claudia, Itaúba, União do Sul e Santa Carmem serão beneficiados. Na última semana, conforme Só Notícias informou, foi definido o reajuste salarial de 8% para funcionários da construção civil, que é retroativo a 1º de maio e aplicado para os que estão trabalhando neste segmento com tempo de serviço superior a um ano. Já para os que tenham tempo inferior, o reajuste será proporcional.
O sindicato mantém ainda as discussões com Sindusmad para reajuste salarial dos trabalhadores da indústria madeireira. Ainda não está confirmado quando será realizada a próxima reunião com a categoria patronal, mas Eder acredita que possa ocorrer nos próximos dias. Para este, a primeira proposta ofertada foi de 17%, no entanto, o Sindusmad ofereceu 7%. Agora, os trabalhadores tentam viabilizar 12% de reajuste.
Leia ainda
Nortão: definido reajuste de 8% para funcionários da construção civil