O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A – a empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes e cuja função social é a construção e exploração de infraestrutura ferroviária -, José Francisco das Neves, vai estar neste sábado, em Lucas de Rio Verde, participando de uma ampla reunião com lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades de classe. A informação é do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.
O presidente da Valec deve anunciar o lançamento do Edital para construção do trecho compreendido entre Campinorte (GO) e Água Boa (MT), da primeira etapa da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), com cerca de 430 km, dos 1040 km previstos na primeira etapa que vai até Lucas do Rio Verde.
Outro fato relevante a ser anunciado pelo presidente da Valec Francisco das Neves, é a construção de um Terminal Intermodal no município de Paranatinga, no distrito de Santiago do Norte – que não estava previsto no projeto original. Segundo Vuolo, essa construção deve-se graças à intervenção do Governo de Mato Grosso e da bancada federal, sob a liderança do deputado Wellington Fagundes.
Na reunião o presidente da Valec deve reafirmar o compromisso da presidenta Dilma Rousseff firmado com o setor produtivo mato-grossense em concluir o a primeira etapa da Fico durante o seu governo.
A construção da Fico está prevista em duas etapas: a primeira etapa será de 1.040 quilômetros e vai passar pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde. A conclusão dessa etapa está prevista para o final de 2014, com um investimentos orçado em R$ 4,1 bilhões. A segunda etapa vai de Lucas do Rio Verde até Vilhena (RO) e terá 598 Km, e terá um investimento previsto de R$ 2,3 bilhões.
A reunião com o presidente da Valec acontece, no período da manhã, das 8h até 11h, no auditório da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. Durante o evento, Francisco das Neves vai receber o título de cidadão luverdense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. No próximo dia 20 de junho, ele retorna a Mato Grosso para tratar especificamente da Ferrovia Vicente Vuolo, com o governador Silval Barbosa.
O secretário Francisco Vuolo disse que vai aproveitar a oportunidade para avançar também no detalhamento da construção do trecho Rondonópolis e Cuiabá, cujo primeiro passo já foi dado com assinatura do termo de acordo de cooperação entre o Governo de Mato Grosso, a Valec, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), no último dia 18 de maio.