As empresas e pessoas físicas devem ficar cada vez mais atentas ao conferirem extratos de suas contas correntes. Surgiram mais casos de clonagens de cheques e desvios de dinheiro, em Sinop. Nos últimos dias, em apenas um banco, foram cerca de 10 golpes descobertos. Uma fonte, em uma agência bancária, explicou, hoje, ao Só Notícias, que os golpistas clonam cheques, falsificam assinaturas de clientes e, geralmente, preenchem com valores abaixo de R$ 3 mil para “dirblar” o sistema de compensação. Na maioria das vezes, é feito depósito, o banco acaba pagando o cheque falso e o cliente só vai descobrir o furto quando confere o extrato.
Um dos casos mais recentes, em Sinop, constatado ontem, o desvio foi de R$ 2,9 mil da conta de uma empresa. Após comunicada, a instituição bancária identificou a clonagem. A empresa apresentou talão de cheque com a folha original. O cheque clonado foi depositado em uma agência em Dourados (MS). Agora, o valor debitado deve ser extornado.
Não há uma estimativa do valor desviado, nas clonagens constatadas nos últimos dias, por apenas um banco. Os cass são repassados para a Polícia Federal investigar.