A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente entregou para os comerciantes de Lucas do Rio Verde nota recomendatório referente a obrigatoriedade da substituição gradativa das sacolas plásticas por sacolas ecológicas, cuja obrigatoriedade consta na Lei Municipal nº1663, de dezembro de 2008, determinando substituição gradativa das sacolas plásticas, produzidas a partir de resina petroquímica, pelas ecologicamente corretas, feitas com materiais mais resistente e menos poluentes. Supermercados, mercearias e demais empresas devem providenciar a substituição das "embalagens".
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski, disse que a notificação é o primeiro passo, uma vez que, a partir do início do segundo semestre, a prefeitura fiscalizará e cobrará das empresas o cumprimento da lei.
20% das sacolas devem ser substituídas em um ano, 40% em 2 anos e 100% até 2012. A determinação vale a partir do início do projeto. "Faltam sete meses para o término do ano e os estabelecimentos comerciais ainda não se adequaram a lei", disse.
Segundo ele, apesar da lei atingir diretamente os comerciantes, a campanha deve envolver toda a sociedade. "Precisamos de uma mudança de comportamento tanto dos empresários, quanto da população, que precisa aderir ao uso das sacolas ecológicas", disse Edu, através da assessoria.