As palestras técnicas sobre agronegócio e economia, que serão proferidas durante a Expomutum – feira agrícola, industrial e comercial em Nova Mutum, de 8 a 12 de junho, devem ser definidas ainda este mês. A informação é do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arildo José Marciano, que integra a Comissão Organizadora do evento e na organização do ciclo de palestras. Ele adiantou que commodities, logística, MutumGap (programa de certificação) e agricultura familiar serão difundidos. Mutum é um dos principais produtores de soja e milho, em Mato Grosso, e contribui consideravelmente para o volume de produtos exportados, mensalmente, para diversos países.
Segundo Arildo, as palestras serão em dois dias com datas ainda a ser definidas, no CTG Porteira da Amazônia. "São palestras de voltadas à classe produtora, empresários, comerciantes, estudantes e de todos aqueles interessados nos assuntos, independente do segmento", explicou.
O tema voltado para a agricultura familiar será apresentado por Enock Alves dos Santos, presidente da Empaer Mato Grosso. O MutuGap, programa que busca a certificação da produção de Nova Mutum, será abordado por Marcelo Rocha Holmo, diretor de projetos da MundialFood Sustentabilidade. Os palestrantes dos outros dois tópicos ainda estão sendo definidos.
A Expomutum 2011 é a maior festa popular do município e envolve negócios, apresentação de novas tecnologias, maquinários, rodeio e entretenimento. A estimativa é de que o público seja superior a 12 mil visitantes/dia. Entre os shows programados estão Bruno e Marrone, Michel Teló, Bonde do Forró, Capital Inicial e Montenegro e Boiadeiro.