PUBLICIDADE

Procon Sinop passa a partir de maio multar empresas que descumprirem lei

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) Sinop multará as empresas que descumprirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com a coordenadora Ivete Mallmann Franke, até maio, deverá ser concluída a implantação do setor de fiscalização proporcionando ao órgão “poder” de aplicar multas. “O Procon é parceiro do comércio e não inimigo, mas não hesitaremos em aplicar as multas necessárias se o CDC for desrespeitado”, declarou, ao fazer palestra para empresários, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas.  

Atualmente, o Procon apenas orienta e verifica as reclamações e denúncias feitas pelos consumidores. A fiscalização é feita somente quando há solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), com apoio de efetivo da superintendência em Cuiabá.

O gerente de fiscalização da Superintendência Estadual do Procon, Rogério Chapadense Liberalesso, também fez palestra para os empresários e apontou que o “grande erro do lojista sinopense é não colocar os preços nas vitrines de forma visível ou não informar todos os valores quando se trata de pagamento parcelado. “O consumidor não pode ser levado a fazer contas. Então tem que estar nos produtos: preço à vista, parcelas, preço à prazo e taxa de juros”, disse.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior, destaca que o empresário deve estar atento as orientações do Procon. “Para evitar problemas com a fiscalização, mas principalmente porque é uma forma de fidelizar o cliente. O lojista que respeita o CDC,  sempre irá ver o cliente voltando para outras compras. Na dúvida, peçam ajuda da CDL ou do próprio Procon”, afirmou, através da assessoria.

(Atualizada às 10:03h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE