PUBLICIDADE

Modelo tributário do Estado servirá de exemplo para 38 países

PUBLICIDADE

O modelo tributário desenvolvido por Mato Grosso no ano de 2010 servirá de exemplo para governos subnacionais de todo o mundo. Pela primeira vez na história, o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat) fará a publicação dos Relatórios de Gestão e Análise da Receita elaborados por uma Secretaria de Fazenda estadual. A decisão do Ciat demonstra o alto nível de eficiência e modernidade que a gestão tributária vem sendo conduzida na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).

O Ciat é uma organização não-governamental criada em 1967 que reúne as administrações tributárias de 29 países americanos, seis países europeus, dois africanos e um asiático. Figuram na lista dos associados os Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Índia e China, por exemplo. O Ciat visa promover o desenvolvimento da gestão tributária entre os países membros, a aceitação social e o fortalecimento institucional das administrações fiscais. As publicações elaboradas pela Sefaz-MT farão parte do acervo de cooperação internacional e ações conjuntas sobre a troca de experiências e melhorias práticas.

"Eu atribuo essa publicação ao empenho que toda a equipe técnica, os servidores da Sefaz, e mesmo os contribuintes, têm dedicado a modernizar e ampliar a eficiência do Fisco estadual. Temos melhorado o atendimento, buscando facilitar a vida de quem paga o imposto na mesma medida que reduzimos os gastos com o custeio da máquina pública", destacou o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos.

Em 2010, Mato Grosso conseguiu manter o equilíbrio fiscal das contas públicas, aumentar sua arrecadação própria em 5,4% no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em relação a 2009, e melhorar o atendimento ao contribuinte. Esses avanços foram obtidos mesmo com a redução da carga tributária para 6,99% do Produto Interno Bruto do Estado, colocando o Estado como a menor carga tributária do Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE