O secretário de Agricultura de Sinop, Clóvis Sanches, confirmou ontem, ao Só Notícias, que se reúne nesta sexta-feira (8) com representantes da empresa que venceu a licitação para os estudos de viabilidade de implantação do projeto de irrigação no assentamento Wesley Manoel dos Santos. Segundo ele, deverão ser detalhados o cronograma dos trabalhos que, nesta primeira fase, receberá R$ 3 milhões em investimentos oriundos do Ministério da Integração.
De acordo com o secretário, a empresa fará levantamento de aproximadamente 2 mil hectares. “Vão analisar, por exemplo, de qual rio será retirada a água para a irrigação, entre outros”, afirmou. Atualmente, 500 famílias residem no assentamento. “O projeto deve beneficiar cada uma com cerca 5 hectares irrigados”, acrescentou Clóvis, ressaltando que o montante de R$ 100 milhões deve ser investido na execução do projeto após ser feita a viabilidade.
Segundo Sanches, o principal objetivo com a irrigação, é fortalecer a agricultura familiar no assentamento, principalmente na produção de frutas. Além deste último, os assentados produzem hoje, mandioca e leite.