PUBLICIDADE

Sindicatos pedem a Sema mutirão para analisar projetos de madeireiras

PUBLICIDADE

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maria, os adjuntos Júlio César Bachega (Mudanças Climáticas) e Maureen Lazaretti (Qualidade Ambiental) participaram da reunião mensal do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com presidentes de sindicatos patronais madeireiros.
Eles ouviram algumas das preocupações do setor e o secretário analisou como possível a criação da Coordenadoria do Setor de Base Florestal, anseio antigo do segmento. Segundo José Eduardo Pinto, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), o órgão que está sendo idealizado terá como principal finalidade concentrar processos burocráticos do segmento, permitindo assim maior agilidade nas conclusões.

A notícia cria também a possibilidade da fusão dos processos de Licença Operacional (LO) e do cadastro de CC Sema, já que seriam geridos pela Coordenadoria. José Eduardo explicou que para ambos os procedimentos são necessários os mesmos documentos. Se implementada a união, trâmites correrão juntos e, quando as empresas forem renovar o cadastro junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), automaticamente terão a licença atualizada também.

O secretário anunciou aos presidentes a mudança das dependências da Sema, na Capital do Estado, para uma nova ala. Segundo ele, as instalações condicionarão melhores condições de trabalho aos servidores e, consequentemente, melhor atendimento aos usuários.

Durante o encontro os líderes sindicais levaram ao secretário a preocupação de agilizar processos para o manejo das florestas, devido à proximidade do fim das chuvas. Por isso, sugeriram a Maia um mutirão para a liberação urgente de processos de CAR, LAU e Manejo. “A solicitação foi feita para que os empresários não fiquem com seus projetos parados e sem condições de trabalho para os próximos meses, já que o período de seca se aproxima propiciando a total retomada das atividades florestais”, observou o presidente do Sindusmad.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE