O Conselho Federal de Contabilidade realiza, neste domingo, o exame de suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade. Em Mato Grosso, 521 candidatos ser inscreveram. As provas serão aplicadas em Sinop, Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis. No país, são 14.251 bacharéis e 2.356 técnicos inscritos. As provas serão realizadas, em todo o país, no mesmo horário: 8h30 às 12h30 (horário de Brasília).
Os inscritos em Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra, farão as provas em Sinop e Cuiabá, respectivamente. Nestas, não houve número suficiente de candidatos inscritos para que a prova fosse aplicada nas localidades. Em Sinop, o exame será realizado em uma universidade particular, na avenida Alexandre Ferronato, setor Industrial; Em Rondonópolis, a prova será em uma instituição na avenida Floriano Peixoto, centro; Na cidade de Cáceres, a escola estadual União e Força, será sede. Já em Barra do Garças será em uma faculdade na avenida Antônio Cortes e, em Cuiabá, em uma universidade privada na avenida Beira Rio, Jardim Europa.
Conforme Só Notícias informou, a prova não era aplicada desde 2005 quando, o projeto de lei que havia sido aprovado pelo congresso nacional acabou vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei que garantiu a retomada do exame de suficiência foi sancionada em 11 de junho do ano passado. A nova redação da lei estabelece que para exercer a profissão, o profissional deverá ser formado, aprovado no exame e ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O objetivo é melhorar os trabalhos da classe contábil. Números apontam que entre o período de 2000 a 2005, quando o exame era aplicado, de uma média de 158 mil candidatos inscritos, apenas 68 mil foram aprovados no país. Atualmente, no Estado, estão registrados 6.547 contadores e 2.434 técnicos em contabilidade, resultando em 8,9 mil profissionais em atividades. No país, há cerca de 291,5 mil contadores e 203,1 mil técnicos.