O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, recebe, hoje, em audiência, Katharina Böttcher, representante do Ministério da Agricultura da Alemanha e comitiva, que conhecerão as áreas do projeto piloto de certificação do programa MutumGap. Na agenda estão visitas a indústria e sede de uma fazenda que trabalha com a produção e esmagamento do pinhão manso, além das áreas de reserva legal em outro empreendimento com os projetos das áreas de pastagens degradadas convertidas para plantio e irrigação da agricultura, no caso, da soja. Ainda, está prevista uma reunião com o prefeito sobre logística e potencial do município. Para amanhã (15), a comitiva se reúne com diretores de uma multicional que faz esmagamento de grãos.
No mês passado, conforme Só Notícias já informou, o prefeito esteve na Europa participando da Conferência Mundial do International Sustentability and Carbon Certification (ISCC), em Bruxelas, na Bélgica e conheceu programas de sustentabilidade em Berlim, Colônia e Frankfurt, todos municípios localizados na Alemanha. Lírio apresentou o piloto do Mutumgap e despertou interesse em diplomatas e representantes de governos em conhecerem de uma forma mais detalhada o programa local.
Nova Mutum recebeu, no final de fevereiro, os diretores do ISCC, Norbert Schmitz e Gernot Klepper, que vieram acompanhar de perto todo o processo de produção de alimentos destacado pelo prefeito durante a visita a Europa. "Esperamos que todo este contato com o mercado exterior atraia os olhares externos para o município. Queremos blindar, garantir acesso ao mercado e agregar valores a produção local", observa Lírio.