O governador Silval Barbosa esteve, neste sábado, no lançamento das obras do terminal intermodal ferroviário de Itiquira (350 Km ao Sul de Cuiabá) da ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, cuja concessionária América Latina Logística (ALL) é a responsável pelas obras dos trechos que passarão, ainda, por Rondonópolis e Cuiabá, destacando que a economia não será fortalecida apenas na região Sul, mas em todo Mato Grosso.
O governador falou da luta da extensão dos trilhos até Rondonópolis e depois até Cuiabá, dando condições de competitividade, promovendo o desenvolvimento em todos os setores da economia mato-grossense. “Estamos comemorando índices de crescimento fantásticos, gerando mais oportunidades a quem vive aqui”.
O secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, que acompanha a luta pela construção da ferrovia, há muitos anos, iniciada pelo seu pai, o senador Vicente Vuolo, disse que “Itiquira vai, em pouco tempo, iniciar o processo de transformação econômica. Acredito que Mato Grosso dá um passo grande com este eixo de modal e com isso vamos inserir o Estado no cenário competitivo nacional”, assinalou Vuolo.
Para o presidente da Seara, Santo Zanin, cuja empresa é uma das grandes investidoras do trecho da ferrovia, a satisfação é a concretização do sonho que se realiza e resultará em melhorias para Mato Grosso, “com mais geração de postos de trabalho, qualificação da mão de obra. Este empreendimento representa uma segmentação da Seara e com isso Itiquira dará um salto muito grande em empreendedorismo”.
O senador e ex-governador Blairo Maggi disse que essa é uma etapa que vemos se materializar e que vai beneficiar toda a região. “Em Mato Grosso, muitos brigam para que o Estado tenha saídas para gerar economia e deixar o dinheiro aqui, no Estado. Gargalos serão resolvidos, como o da BR-163 com a ferrovia chegando lá, por exemplo. São modificações, estamos vendo um Mato Grosso sendo transformado”, falou Maggi. O senador fez ainda uma comparação se referindo ao crescente desenvolvimento do Estado ao dizer que “saímos de um patinho feio e com o tempo estamos nos transformando num belo cisne em relação aos estados da Federação”. Maggi enalteceu sua fala complementando que a vontade política tem de acontecer, destacando o empenho da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula para que os investimentos chegassem ao Estado central do Brasil.