Levantamento realizado pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) de Mato Grosso, nesta semana, apontou que 1.101 reclamações foram feitas apenas em janeiro. Destas, 32,5% (357 registros) corresponde a serviços essenciais, como serviço de telefonia celular (120 reclamações), seguida por energia elétrica (91) e água e esgoto (72). As cobranças indevidas ou abusivas foram as principais queixas.
Os assuntos relacionados a compras de final de ano aparecem em seguida, com 344 reclamações relacionadas. Destes, a venda de aparelhos celulares lidera o ranking, com 71 casos, a maioria feita por consumidores que receberam os produtos com defeitos e problemas com a garantia.
Em terceiro lugar ficaram os assuntos financeiros com 267 reclamações ou 24,3%. Cartão de crédito (70), banco comercial (57) e cartão de loja (43) lideram a lista. Os serviços privados receberam 91 reclamações (8,2%), sendo maioria relacionada aos provedores de acesso à internet (25), escolas e faculdades (10) e TV por assinatura (9), informa assessoria.
A lista de reclamações é composta ainda por assuntos relacionados a habitação; saúde e alimentos.