Os servidores públicos do município de Sinop farão, no dia 23, assembleia geral e iniciar os debates sobre o percentual de reajuste salarial que cobrarão da prefeitura para este ano. Até o momento, não há qualquer tipo de porcentagem pré-estabelecida. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Adriano Perotti, deixou para que este assunto seja debatido, e fixado, somente dentro desta assembleia com toda a categoria. A data base do reajuste salarial dos servidores municipais é maio, por isso as negociações ainda não iniciaram.
Conforme Só Notícias já informou, no ano passado os servidores reivindicaram 15%. No entanto, conquistaram reposição de 4,11% em maio (para 3 mil funcionários) e aumento real de 10% a 20% concedidos em setembro para cerca de 1,5 mil profissionais de 32 cargos. Para conseguir esta reposição, tiveram que cruzaram os braços por 12 dias. Esta foi a maior greve registrada do município.
Em alguns municípios que têm data base de reajuste em janeiro e fevereiro, as negociações já finalizaram. É o caso de Sorriso, onde já houve acordo e a prefeitura concedeu reposição de 3,4% referente a correção da inflação do ano passado, que está sendo pago desde janeiro deste ano. Em 2009, foram concedidos 20% de reajuste salarial, como promessa de campanha peemedebista, sendo 7% em abril e 13% no segundo semestre.
A assembleia acontecerá na sede do sindicato, às 19h30.