Os associados da Sicredi Ouro Verde MT foram recepcionados na manhã de hoje pelos colaboradores de uma maneira diferente dos demais dias. É que hoje 10 de fevereiro a cooperativa esta comemorando 21 anos de fundação, por isso bolo e refrigerante também foram oferecidos aos associados nos 09 pontos de atendimento dos 7 municípios que integram a área de ação da cooperativa. Fundada em 10 de fevereiro de 1990 por 27 produtores rurais de Lucas do Rio Verde e Tapurah, a Sicredi Ouro Verde MT, conta atualmente com 15 mil e 600 associados que são atendidos por 146 colaboradores. Conforme o ranking do Banco Central do Brasil a cooperativa esta entre as 30 maiores do país na 28ª colocação. Isso se deve ao seu patrimônio de mais 80 milhões de reais, um capital social de 46 milhões de reais e por contar com uma carteira de 300 milhões de reais.
Em 2010, a Sicredi Ouro Verde encerrou o exercício com a liberação de 294 milhões de reais em créditos aos associados, um crescimento de 127,2% no planejado para o ano, representando assim um crescimento de 41,6% em relação a 2009. Entre os valores apontados estão contemplados as 1070 operações de créditos rurais, os quais foram destinados para aquisição de 180 máquinas e equipamentos, sendo 42 plataformas de colheitadeira, 25 colheitadeiras, 23 tratores e 36 semeadoras, entre outros, além da destinação do recurso para a 730 operações de custeio, beneficiando mais de 150 mil hectares de áreas cultivadas.
“Estamos certos que estes números somente foram alcançados graças à participação dos nossos associados. Temos ressaltado que nosso empreendimento cooperativo será do tamanho dos nossos sonhos. Temos certeza que continuaremos crescendo, porque nossa sociedade cooperativa é formada por pessoas que sonham alto, acreditam nos seus sonhos, na sua capacidade, convertendo esses elementos em ferramentas capazes de transformar os sonhos em empreendimentos de sucesso, destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde Eledir Pedro Techio”.
Cooperativa surgiu em momento de crise. O Brasil iniciou a década de 1990 sob um amplo conjunto de mudanças econômicas, cujo principal objetivo era o controle do processo inflacionário. O período exigiu fortes ajustes dos diferentes setores, que tiveram de se reorganizar e buscar alternativas para fazer frente à nova realidade. Foi um cenário em que se evidenciou um aumento das taxas de desemprego, acompanhado de baixas taxas de crescimento econômico. O panorama adverso cobriu de cinza também a agricultura brasileira, e as regiões produtoras de Mato Grosso foram fortemente atingidas. Descapitalizados, sem crédito para financiar a atividade, os produtores rurais se viam sem rumo. Neste contexto, um grupo de visionários ousou lançar os olhos para outro rumo que não o da falência: constituir uma cooperativa de crédito.
Assim, em 10 de fevereiro de 1990, 27 agricultores de Lucas do Rio Verde e Tapurah realizaram a primeira assembléia que resultaria na constituição da Cooperativa de Crédito Rural Lucas do Rio Verde – Credilucas. Para concretizar a idéia e integralizar as cotas-parte, eles venderam soja verde. Começava ali uma trajetória de trabalho árduo e grandes desafios, que resultou na Sicredi Ouro Verde MT, uma instituição sólida, orgulho de seus associados e da própria sociedade.
Presente em Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, São José do Rio Claro, Diamantino, Nova Maringá e Alto Paraguai, a cooperativa mantém forte envolvimento com todas as comunidades em que atua, influenciando decisivamente no desenvolvimento econômico, social e cultural destas comunidades.
Benefícios sociais
O cooperativismo, como instrumento de organização econômica da sociedade, ajuda a defender os associados de uma estrutura de mercado desequilibrada. Muitos se perguntam se o cooperativismo realmente existe com o objetivo de visar ao bem comum. Questionamentos sempre existirão, mas o fato real é que um sistema cooperativo, que tem a finalidade de agregar resultados por meio da ajuda mútua, tem muito mais a oferecer do que simplesmente solidarismo ou filantropia.
Os benefícios sociais do cooperativismo estão baseados nas atividades de valorização do relacionamento e qualidade de vida, no auxílio ao desenvolvimento comunitário, na agregação de renda aos associados, nas informações educacionais e de interesse mercadológicos levadas aos associados e à comunidade e, especialmente, na valorização das ações sociais de todos os representantes: associados, colaboradores, dirigentes, conselheiros, sociedade, num processo de comprometimento constante e negociado. Se todos, unidos pela cooperação, praticando os valores e princípios cooperativistas, juntarem as forças em defesa dos direitos e objetivos comuns, o alcance do bem comum será uma conseqüência dos atos de responsabilidade e de transparência.
Assim tem sido a atuação da Sicredi Ouro Verde MT nos seus 21 anos de existência. Suas ações transcendem o interesse dos associados para ajudar a promover o desenvolvimento da sociedade.