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Contribuintes devem se organizar para a declarar o imposto de renda

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A declaração do Imposto de Renda 2011, anobase 2010, começa só no dia 1º de março, mas o contribuinte já pode começar a separar alguns documentos e solicitar outros para não atrasar a entrega, que será feita até dia 29 de abril. Algumas das documentações exigidas são de fácil acesso, como é o caso do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Registro Geral (RG). Porém, outros podem demandar um pouco mais de tempo.

Além dos documentos pessoais, ainda é preciso reunir a identificação do cônjuge e dos dependentes. A contabilista Elisângela Rodrigues Mattos explica que nos casos de declaração de pessoa física, é preciso do CPF, RG, título de eleitor e o Dirce (Documento do Imposto de Ren- da Retido na Fonte), ou seja a declaração do empregador sobre o que foi pago e o que foi descontado do trabalhador.

Será obrigatória a declaração para os contribuintes cujo faturamento anual tenha sido igual ou superior a R$ 22.487,25 em 2010, cerca de R$ 5 mil a mais que o valor do ano anterior. A readequação do montante é feita com referência na inflação e nos reajustes salariais. Para aqueles que irão requerer o abatimento dos gastos com educação e saúde é preciso descrever o nome do profissional ou da empresa, o valor desembolsado e o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). É válido comprovantes de tratamento de saúde (serviços médicos e hospitalares), de odontologia, fisioterapia e planos de saúde.

Também é obrigado a declarar os pagamentos para previdência privada, informando valor e CNPJ, informes financeiros, como saldo devedor em 31 de dezembro de 2010 e empréstimos e financiamentos bancários. O contribuinte também deve incluir na declaração a lista de bens, ou seja, casas, terrenos, automóveis, motocicleta, juntamente com o valor venal de cada um em dezembro de 2010.

A estimativa é de que 351 mil contribuintes entreguem a declaração em Mato Grosso este ano, 43 mil a menos do que em 2010 devido ao aumento do valor mínimo arrecadado no ano. Este ano não serão aceitas declarações em formulários de papel, apenas via internet, ou nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

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