O programa Mutumgap, que tornou Nova Mutum o primeiro município brasileiro a aderir ao Padrão Globalgap de produção, cuja certificação permitirá a comercialização de produtos locais no mercado internacional, foi elogiada durante entrevista no programa Mercado&Cia, do Canal Rural, no dia 12. Desde 2009, o prefeito Lírio Lautenschlager, vem estabelecendo uma série de ações, inclusive mantendo agenda internacional, com o objetivo de divulgar a iniciativa.
Em novembro de 2010, o programa também foi destaque durante o seminário internacional "Oportunidades de Mercado para Biomassa e Biocombustíveis Sustentável", realizado em São Paulo. Na ocasião foram discutidas as diretrizes práticas para atender aos requerimentos do mercado através da certificação, e o município foi apontado como modelo no desenvolvimento de ações para a certificação da biomassa sustentável.
Na ocasião, o prefeito destacou a importância de o município iniciar uma adequação voluntária para atender aos padrões de certificação de bicombustíveis, dentre eles, o ISCC. Este ano, deve ser aprovado o pacote de leis que estabelecem regras claras para a venda de biomassa e biocombustíveis em 27 países da União Européia (UE). A certificação da soja e etanol que servirão como base para os bicombustíveis, serão exigências mínimas.