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Mulheres são as principais beneficiadas do Programa Microcrédito

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Desde 2004, mais de 4,7 mil mato-grossenses já recorreram aos financiamentos do Programa Microcrédito, uma ação do governo do Estado, desenvolvida por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Deste total, cerca 59% dos usuários é do sexo feminino e 25,5% está na faixa etária acima dos 45 anos.

Os dados são fornecidos pelos coordenadores do Microcrédito e revelam também que a maioria dos usuários do programa, aproximadamente 55,7%, possui apenas o ensino fundamental. Já 27,1% possuem o ensino médio e 5,1% concluiu ou iniciaram o ensino superior.

Em seis anos, o programa já liberou mais de R$ 5 milhões de reais em financiamentos que geraram 7.080 empregos diretos. Entre as atividades que mais se destacaram no projeto, está a de Costura (14%), Hortifrutigranjeiro (7%), Apicultura (5,6%), Artesanato (5,5%), Salgados (5,3%) e Cabeleireiro (5,25%).

O programa atende mais de 90 municípios do Estado e para este ano já existem mais de 12 cidades de Mato Grosso que irão receber o projeto. Entre elas, Alto Garças, Canabrava do Norte, Feliz Natal, Juscimeira, Lambari D" Oeste, Nova Guarita, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranatinga, Querência, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo.

Os municípios campeões em empréstimos são Juína, Campo Novo dos Parecis e Pontes e Lacerda. O programa, além de liberar recursos, também capacitou 8.502 microempreendedores nos mais de 314 cursos de capacitação gerencial realizados pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais.

"O Microcrédito é antes de tudo um programa social, cujo principal objetivo é estimular a geração de renda e o trabalho formal. Pelo programa, o trabalhador pode recorrer a empréstimos de até R$ 1,5 mil reais, que serão parcelados em 12 vezes sem juros e ainda com carência de três meses para o pagamento da primeira parcela", disse a assessora especial da Setecs-MT, Idirenes Queiroz Amaral.

O Microcrédito é formado pela união de forças entre Setecs-MT, Prefeitura, MT Fomento, Empaer e Conselho Municipal de Trabalho. O Governo do Estado coordena, disponibiliza recursos e preside os Comitês de Crédito Municipal. Já o município, disponibiliza agentes de créditos, servidores e infra-estrutura para manter o projeto no local, além de arcar com as despesas do curso obrigatório de capacitação, realizado pelo Sebrae.

O MT Fomento faz a análise de crédito, por meio do Comitê Municipal e a cobrança dos inadimplentes. A Empaer também auxilia na análise de crédito das propostas. O Conselho Municipal de Trabalho fiscaliza a ações do projeto nos municípios. Cabe ressaltar que a formação e homologação do conselho é pré-requisito indispensável para desenvolvimento do Microcrédito em qualquer cidade do Estado.

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